DICAS IMPORTANTES

O que é Implante Dental?

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido. O implante serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função.
O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos, de alguns ou de apenas um dente.
A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente.

- As vantagens:

• O implante dental é fixo;
  • Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes;
  • O implante paralisa a atrofia do osso após a perda de um dente.

- Contra indicações:

• Em pacientes que apresentam problemas de saúde geral;
  • Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante (pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo).

- Como é feito?

• Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local. São instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osteointegração). Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

A Ortodontia visa somente a estética?

A ortodontia é a especialidade que estuda o crescimento e desenvolvimento dos ossos do crânio e da face, interceptando e corrigindo o encaixe dos dentes superiores e inferiores.
Não existe uma idade mínima para realizar a primeira consulta ao Ortodontista. Também não existe uma idade máxima para se conseguir um bom resultado na correção ortodôntica.
O tratamento ortodôntico é mais do que estético, buscamos também alcançar a função mastigatória correta e a saúde bucal. Em nosso atendimento orientamos a higiene bucal e a conservação do aparelho ortodôntico para que o tratamento alcance resultados positivos em prazos menores, fugindo de longos períodos de tratamento.
As vantagens de um tratamento ortodôntico passam pela melhora na respiração, na fala e deglutição e diminui ou acaba com cefaléias, torcicolos, dores na nuca entre outros.

Aparelho tradicional ou estético?

O tratamento ortodôntico pode ser realizado com os tradicionais aparelhos metálicos, porém, hoje o aparelho estético ficou mais acessível e vantajoso do que há anos atrás, sem perda da qualidade e resistência. A clínica trabalha com aparelhos cerâmicos de alta qualidade e com preços atrativos.
Os resultados finais de tratamento com aparelhos metálicos ou cerâmicos são os mesmos, a vantagem está na descrição do aparelho cerâmico, principalmente nos casos de pacientes adultos que não querem chamar atenção para o procedimento.

Os aparelhos ortodônticos autoligados reduzem o tempo do meu tratamento?

Primeiro vamos explicar do que se trata... são bráquetes que não necessitam de ligaduras elásticas, ou seja, as famosas borrachinhas. Isso porque são ajustáveis através de um sistema de "travas" do próprio bráquete.
Ahhh mas e como fica meu desfile fashion de borrachinhas coloridas combinando com a bolsa, sapato, time de futebol do coração, signo, ascendente etc...???
Sim meu amigo, minha amiga! Acaba! Adeus às borrachinhas coloridas!

- As vantagens desse sistema são muito positivas:

• Diminuição do atrito gerando maior rapidez na movimentação;
  • Melhora no hálito (sem as borrachinhas fica mais fácil higienizar);
  • Redução do número de visitas ao consultório;
  • Menor necessidade de extrações.

Graças a agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído principalmente se o seu caso for simples!
Outra vantagem é que as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores, entre oito e 12 semanas, enquanto no aparelho convencional as visitas ao dentista ocorrem em intervalos de um mês. Vir todo mês ininterruptamente ao dentista por 2 ou 3 anos, na correria do dia a dia, é no mínimo, um sacrifício!
É comum ver pacientes famosos exibindo seu tratamento ortodôntico com bráquetes autoligados por aí na telinha. Fátima Bernardes, Sasha Meneghel e vários artistas de Hollywood usam aparelhos autoligados e ainda por cima estéticos que unem a agilidade do tratamento com a discrição dos bráquetes estéticos. Esses são a vedete do momento, pois até mesmo o arco (fio) pode ser encontrado à venda em opções não metálicas, deixando assim praticamente invisível o aparelho na boca.
Que chique, hein!!!

Chupar dedo é proibido?

É comum ver crianças chupando o dedo, isso ocorre até mesmo dentro do útero da mãe. Esse hábito está ligado ao sentimento de carinho, aconchego e principalmente, segurança. Além disso, a estimulação oral é semelhante ao ato de amamentar-se no peito da mãe, o que é extremamente reconfortante para o bebê. A maioria das crianças supera o hábito até os cinco anos de idade, sem danos em longo prazo aos dentes permanentes, no entanto, se isso perdurar por mais tempo acarretará num problema maior. As repercussões são sérias, afetando o desenvolvimento dos dentes, ossos da maxila, alterando o desenvolvimento da fala e problemas na respiração.
Os dentes projetam-se para frente deixando seu filho bicudo, o crescimento da maxila e da mandíbula é alterado. A maxila tem seu crescimento estimulado e a mandíbula, por sua vez, é afetada tendo seu crescimento restringido e isso pode resultar em um alongamento da face da criança.
A arcada superior torna-se estreita desenvolvendo a mordida cruzada. Os dentes superiores e inferiores na parte anterior perdem o contato desenvolvendo a mordida aberta. Por conta dessa mordida aberta, começa a aparecer também uma interposição da língua ao engolir, mastigar e falar.

Por isso, mamães e papais, é preciso lembrar que durante os primeiros anos de vida a sucção do polegar é um hábito natural que proporciona uma fonte necessária de segurança ao desenvolvimento da criança. Mas se o hábito persistir em anos escolares, pode causar sérios problemas que poderiam ser evitados.

Doença da gengivite

Também conhecida como doença periodontal, de origem bacteriana, é a especialidade que faz o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças da gengiva.
A doença de gengiva é de origem bacteriana, que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais. Se o paciente não tratar pode ocorrer à perda óssea com conseqüente perda dos dentes.
O vilão da doença de gengiva é a placa bacteriana que adere aos dentes, mas há casos em que a origem do problema é o mau encaixe da mordida, fatores hormonais, próteses mal adaptadas ou uso de medicamentos.

Alguns sinais e sintomas das doenças de gengiva são:

• Sangramento gengival;
  • Mau hálito persistente (halitose);
  • Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
  • Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
  • Pus entre a gengiva e o dente;
  • Alteração do formato gengival;
  • Dentes moles;
  • Frequentemente indolor (assintomático);
  • Presença de cálculo ou tártaro.

O modo de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dente e do fio dental e ainda visitas periódicas ao seu dentista.

Tudo que você precisa saber sobre prótese

São aparelhos protéticos que substituem os dentes naturais perdidos.
Para a correta mastigação acontecer é necessário o encaixe em equilíbrio dos dentes superiores e inferiores. Um só dente que falte desequilibra o sistema de forças e faz com que os dentes se movimentem para tentar compensar a perda. O resultado disso prejudica a mastigação e a estética facial. A prótese vem justamente resolver esse dilema.

Quais os tipos de próteses que existem?

• Parcial Fixa ou Ponte Fixa;
  • Parcial Removível ou Ponte Móvel;
  • Total Móvel ou Dentadura;
  • Fixa ou Móvel sobre Implantes.

Acrílico ou porcelana?
As próteses de acrílico fazem bem menos ruído do que as de porcelana ao mastigar, são mais difíceis de quebrar, porém há mudança de cor. Exigem maior cuidado na limpeza e se desgastam com o passar do tempo.
As próteses de porcelana (cerâmica) não sofrem variação de cor, são mais fáceis de limpar, o desgaste é bem menor, porém exigem maior cuidado na conservação.

Uso da prótese nos primeiros dias, o que fazer?
Nos primeiros dias é indicado ingerir alimentos macios, com o passar do tempo a indicação é de que a mastigação seja feita vagarosamente, pois é quando acontece o controle da pressão das gengivas ao morder.

Como fazer a higiene diária?
A quantidade de vezes que é feita a limpeza não difere muito dos dentes naturais, a cada refeição deve-se usar uma escova própria para próteses. Além disso, existem efervescentes para higienização química, no entanto, esse procedimento não exclui o uso da pasta e da escova.

Prótese tem prazo de validade?
No caso de próteses totais o indicado é a substituição ao fim de 5 anos de uso. No caso das próteses fixas, com uma boa manutenção pode durar a vida inteira. Já as móveis devem ser avaliadas pelo dentista a cada 4 meses.
O paciente deve procurar o dentista periodicamente para que ele faça a verificação das gengivas e os ajustes oclusais.

Doces X Dentes Bonitos

Quem não gosta de comer doces? O excesso desses alimentos, no entanto, não combina em nada com os nossos dentes, e podem causar doenças, afetando a saúde bucal. Essa predileção associada à má escovação dos dentes pode acarretar em danos sérios.
As doenças bucais mais comuns, que aparecem nesses casos são as cáries, e a doença periodontal, que eliminam os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso. Essas doenças consideradas infecciosas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que em sua maioria, utilizam os açúcares como alimento.
Mas você não precisa ficar só olhando aquela guloseima, com moderação, você pode provar dessa delícia desde que em até 15 minutos faça a escovação e use o fio dental.
Esse período corresponde ao momento em que as bactérias estão metabolizando os açúcares ingeridos e fabricando ácidos, vilões dos dentes.
À noite a proteção da saliva se encontra em menor potência, por isso recomendamos a ingestão de doces em menor quantidade ainda. A saliva contém anticorpos, enzimas e outros compostos bacterianos que ajudam a retardar os efeitos das bactérias. Por isso, mais importante ainda a escovação correta, se ela estiver adequada tudo fica mais seguro.