Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.
Quem já usou aparelho ortodôntico reconhece: um sorriso bem alinhado representa também uma melhora das funções mastigatórias, a elevação da autoestima e, consequentemente, um salto na qualidade de vida.
A ortodontia é uma das especialidades odontológicas que mais têm avançado nos últimos anos. Acompanhada de perto pelos avanços tecnológicos de materiais dentários e aparelhos ortodônticos, a ortodontia restitui ao indivíduo funções biológicas e estéticas que foram alteradas por problemas hereditários, hábitos ou má-formação congênita dos dentes e dos ossos. O ideal para o ser humano é que todos os seus dentes se encaixem de forma correta, permitindo o crescimento harmonioso dos ossos da face. Desta forma, a mastigação e a fala ficam perfeitas, a língua, os músculos da bochecha e os lábios mantêm os dentes alinhados e o sorriso, bonito. Essas características, entretanto, estão presentes em uma mínima parcela da população.
É uma observação unânime entre todos os profissionais de ortodontia que nenhum tratamento é eficaz se não contar com a estreita colaboração do paciente. Faltas às consultas, uso inadequado de aparelhos removíveis, pouca higienização bucal no período de uso do aparelho são fatores que prejudicam o andamento do tratamento, já que os movimentos milimétricos dos dentes representam grandes avanços no ajuste das proporções da arcada dentária, por isso, mesmo que o tratamento demore um pouco, as indicações do profissional de ortodontia devem ser seguidas à risca.
Ao paciente, além da responsabilidade de cuidar do aparelho e de aumentar os cuidados com a limpeza dos dentes, compete persistir com a terapia e confiar na capacidade do ortodontista escolhido.
Tipos de aparelhos: movéis, fixos. Dentre os fixos existem os metálicos, safira, porcelana, aparelhos linguais, autoligavéis.
Qual a época ideal para iniciar um tratamento ortodônico?
Porque o tratamento ortodôntico é importante?
Quais são os tipos de aparelhos?